Texto base: João 15:1-7
Textos das Escrituras citados durante a mensagem:
- O ouvir a Palavra já por si é uma bênção, pois limpa-nos de conceitos errados e muitas vezes opera alguma mudança. Como disse Jesus: “Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado”.
I – “Se vós estiverdes em Mim…”
- Estar em Jesus é estar perto Dele. Tomemos o exemplo de muitos nobres romanos que privaram com o Senhor e viram os Seus milagres e assustados, disseram: “Se fosse possível mantermos esta vivência fortalecidos pela vontade e se fizéssemos estes milagres? Mas notamos que em nós nenhuma força existe e mesmo dando ordem – nada acontece (…) Por isso acho melhor saber-se menos". Um romano foi mais longe e disse: “Ele é tudo, o homem nada!”
– Mas Jesus explica-nos o porquê das nossas frustrações espirituais e como resolvê-las: “A fim de reconhecerdes quão pouco é o homem por si mesmo, porquanto a sua vida, noção, conhecimento e capacidades, unicamente dependem de Deus! Através da tua vontade, jamais conseguirás algo, como também um anjo nada fará; aceitando a Minha vontade, poderás ter a mesma função deste anjo (…) O conhecimento deve ser apenas uma rédea pela qual dirigis a vossa vontade à Minha.”
- Esta “rédea” deve guiar-nos para as coisas do espírito e desviar-nos das coisas da carne/ou matéria, como foi dito a Nicodemos: “Aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus (…) Aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.” (João 3:3-5)
II – “Se as Minhas palavras estiverem em vós …”
– O que é ter a Sua palavra dentro de nós? Disse Jesus: “Se pela vossa vontade aceitais a Minha Palavra, ao ponto de submete-la a Mim (viver a Palavra), exercitando-vos no sentido de vos entregardes ao Seu domínio, - o Meu Espírito criará vida plena, penetrando todo o vosso ser.”
III – Só nesta ligação de intimidade, podemos experimentar o que é dito: “Pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.”
- Jesus explica como esta realidade pode ser alcançada:
“Deste modo, a Minha vontade praticada por vós chegará à plena pujança, e aquilo que ela desejar, acontecerá! Mas só então, - e jamais antes disso (…) Através da vossa confiança plena e viva, podereis despertar uma idêntica nos vossos adeptos.”
irmão Egídio Silva
***