
Mensagem 160
26 de dezembro de 2021
Imagem de macrovector em freepik
Texto base: I Reis 18:41-45
Textos das Escrituras citados durante a mensagem:
- Vamos reflectir sobre a FÉ a as LUTAS TRAVADAS para a concretização dos actos que Deus quer operar através de nós.
- Destacamos três fazes da luta de Elias, como lemos há pouco.
I
“Então disse Elias a Acabe: Sobe, come e bebe, porque há ruído de uma abundante chuva. E Acabe subiu a comer e a beber; mas Elias subiu ao cume do Carmelo (jardim), e se inclinou por terra, e pôs o seu rosto entre os seus joelhos.”
Com quem travamos as lutas aqui na terra?
“Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas sim contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.” (Efésios 6:12)
Revelações sobre as lutas espirituais: “As lutas nos céus, são mais violentas que as da Terra, e somente podereis imaginar o choque entre a Luz e as trevas. (…) Mas vós sabeis que tudo é aparente, tudo existe para além da matéria, em espírito. E em espírito as lutas são mais ferozes.”
II
“E disse ao seu servo: Sobe agora, e olha para o lado do mar. E subiu, e olhou, e disse: Não há nada. Então disse ele: Volta lá sete vezes.”
Explicação da Escritura sobre as lutas espirituais: “Não temas Daniel, porque desde o primeiro dia, em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras, e eu vim por causa das tuas palavras. Mas o príncipe do reino da Pérsia, se pôs defronte de mim vinte e um dias...” (Daniel 10:12-13)
III
“E sucedeu que, à sétima vez, disse: Eis aqui uma pequena nuvem, como a mão de um homem, subindo do mar. Então disse Elias: Sobe, e diz a Acabe: Aparelha o teu carro, e desce, para que a chuva não te impeça.”
A definição da Escritura sobre a fé: “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas e a prova das coisas que se não vêm.” (Hebreus 11:1)
- Tiago coloca Elias ao nosso nível como homem; exercitemos então a nossa fé e confiança no Senhor sem duvidarmos da Sua presença e protecção contínua: “Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós, e orando, pediu que não chovesse (…) e orou outra vez, e o céu deu chuva, e a terra produziu o seu fruto.” (Tiago 5:17-18)
Pr. Egídio
***
