Mensagem 114

31 de janeiro de 2021

Texto base:  I Samuel 3:1-14

Textos das Escrituras citados durante a mensagem:

 

I – ESTAMOS NO TEMPO PROFÉTICO DE ELI

- Deitado, sem forças para se levantar e quase cego, Eli vivia em noite espiritual, representando um tempo de noite espiritual.

- Não mais se discernia a voz dos profetas e só a Lei tinha alguma autoridade.

O Senhor revelou este tempo no passado: “Porque o Senhor derramou sobre vós, um espírito de profundo sono, e fechou os vossos olhos, os profetas; e vendou as vossas cabeças, os videntes.” - Paulo relembrou a mesma situação para o tempo da igreja: “Como está escrito, Deus lhe deu espírito de profundo sono; olhos para não verem, e ouvidos para não ouvirem, até do dia de hoje.” (Isaías 29:10; Romanos 11:8)

- Samuel (ouvir de Deus), como criança, representa a busca que o homem está fazendo nos dias de hoje para se aproximar de Deus. Ainda não tem discernimento e busca a religião (Eli), pois ainda existe algo de aproveitável nela.

II – NESTE TEMPO O SACERDÓCIO ESTÁ CORROMPIDO PELO MUNDO E NÃO HÁ TEMOR DAS COISAS SANTAS.

- Eli, como juiz de Israel, não tinha força espiritual para alterar esta situação, tal como hoje é impossível mudar o estado espiritual da cristandade nominal.

- O sacerdócio corrompido agarra-se à superstição, das ditas “coisas santas” tal como a arca naquele tempo, mas de nada valeu a Israel contra os filisteus (I Samuel 4:5,10,11), pois só a santidade no homem lhe dá o poder de Deus.                                                                                                        

III – SAMUEL REPRESENTA A NOVA REVELAÇÃO VIVA, QUE FARÁ DESPERTAR AS CONSCIÊNCIAS ESPIRITUAIS E APRENDE OUVIR O SENHOR.

- Revelação do Senhor para os nossos dias: “Eis a razão, porque agora transmito a LUZ COMPLETA, para que ninguém venha a desculpar-se numa argumentação errónea de que Eu, desde a Minha presença física nesta terra, não Me tivesse preocupado com a Pureza e Integridade da Minha Doutrina e dos seus aceitadores! Quando voltar novamente, farei uma grande selecção e não aceitarei quem vier desculpar-se! Pois que todos que procurarem com seriedade acharão a verdade!"

(GEJ – I – 91:19-20)

- Samuel só ficou deitado até pela manhã (que significa a vinda do Senhor e a Nova Igreja, por isso Jesus é chamado a “Estrela da manhã”), depois levantou-se para abrir de par em par a porta da casa do Senhor (que significa o conhecimento da Verdade, pois Jesus é a Porta que nos leva ao verdadeiro mundo espiritual).

- Aberta esta Porta, que é Jesus em plenitude, eis a revelação para discernirmos entre o material e o espiritual: “Certamente que já deduziste, não ser possível ao homem assimilar qualquer noção espiritual, através da pura razão e do intelecto mais apurado (…) a razão e o intelecto baseiam-se no cérebro e no sangue, que somente assimila impressões e quadros do mundo natural, comparando-os com o que é material e daí consegue formar uma série de deduções. Tudo isto são reflexos da matéria, onde os sentidos cerebrais jamais encontrarão algo espiritual. Como a vida só pode ser de origem espiritual, compreende-se ser apenas assimilada pelo espírito. Devem, pois, existir no homem ainda outros sentidos (…) Quais são estes sentidos internos? Ouve: na realidade só existe um único, chamado “amor”, que habita no coração.” (GEJ – V – 62)

 

 

 

 

Pr. Egídio       

 

***

Mensagem 114 - 31 de Janeiro de 2021
00:00 / 00:00
IMG_3780_edited.jpg