MENSAGEM 14

(12 de fevereiro de 2017)

Texto base: II Crónicas 34:1-7

Textos das Escrituras citados durante a mensagem:

 

Devemos reflectir na atitude de Josias, rei de Judá, para tomar as nossas decisões nesta vida:

- Limpeza: Josias limpou Judá de toda a idolatria do seu pai Manassés, um rei idólatra, cujo nome significa: “quem faz esquecer

Restaurou o templo e achou-se o Verbo: “E Hilquias respondeu e disse a Safã: Achei o livro da lei na casa do Senhor. E Hilquias deu o livro a Safã. E Safã levou o livro ao rei.”.

Celebrou a Páscoa maior; valorizou a sua Salvação, pois Deus o havia perdoado: “Como o teu coração se enterneceu, e te humilhaste perante Deus, ouvindo as suas palavras … e te humilhaste perante mim … e choraste perante mim; também eu te tenho ouvido, diz o Senhor …“ Então Josias celebrou a páscoa ao Senhor em Jerusalém.”.

ANÁLISE DO RESTAURO DO TEMPLO

(João 2:13-25; O Grande Evangelho de João – I – 16):

O templo representa a criatura (“sois templo do Espírito Santo”). Uma vez que o homem e o templo se tornam impuros, não podem ser limpos pelo próprio homem, mas somente pelo Senhor: “Se pois o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.” (João 8:36).

Os vendilhões dentro do templo significam as paixões e perversidade do homem: “E todos à uma começaram a escusar-se: Comprei um campo … comprei 5 juntas de bois … casei …nenhum destes …provará a minha ceia.”(Lucas 14:15-24).

Os animais expostos para venda, significam a sensualidade, cujo amor é idêntico a qualquer animal; só sente vontade em saciar os seus instintos: “Estes são os que causam divisões, sensuais, que não têm o Espírito.” (Judas 19).

Os agiotas, representam o amor-próprio animalizado, pois só ama a si mesmo: “Acautelai-vos e guardai-vos da avareza…” (Lucas 12:15).

Os vendedores de pombas também precisam de ser afastados e sair para fora do templo, pois significam as cerimónias religiosas, boas maneiras, gentilezas e atenções puramente mundanas: “Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.” (II Timóteo 3:5).

 

 

Pr. Egídio

 

 

***

Mensagem 14 - 12 de fevereiro de 2017
00:00 / 00:00

Rua de Damão, 289 e 297

4465-119 SÃO MAMEDE DE INFESTA - PORTUGAL

email: refugiobetania@gmail.com

 

         Ver Mapa

© 2017 por Refúgio da Betânia.