Texto base: Tiago 5:13-18
Textos das Escrituras citados durante a mensagem:
I – EXISTEM SOMENTE DUAS “BALIZAS” PARA QUE O HOMEM CUMPRA O SEU PROPÓSITO NA TERRA, PARA SE TORNAR UM FILHO DE DEUS:
- Amá-Lo acima de tudo, procurando conhecê-Lo, ofertando-lhe a vida que Ele lhe deu, mesmo sem nunca O ter visto.
- Amar o próximo como a si mesmo, vendo no seu semelhante a Pessoa do Senhor - invisível e desta forma pode dar corpo às experiências de fé.
“Se alguém diz: Eu amo a Deus, e aborrece a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus a quem não viu?” (I João 4:20)
II – O NOSSO APERFEIÇOAMENTO PASSA PELO AMOR/CARIDADE – NAS SUAS DUAS VERTENTES: A MATERIAL E A ESPIRITUAL:
1 – A caridade/pão, foi explicada por Jesus e mostrado o seu prémio: “Porque tive fome, e deste-me de comer, tive sede, e deste-me de beber; era estrangeiro e hospedaste-me; estava nu, e vestistes-me; estive na prisão e fostes ver-me (…) Quando o fizestes a um destes pequeninos irmãos, a mim o fizestes.” (Mateus 25:35,36,40)
2 – A caridade espiritual/oração, é mais exigente. Foi-nos dito pelo Senhor: “A oração é uma arma poderosa e vós ireis orar pelo mundo, pela paz, pelos governantes, pela salvação; orai por vós e por todos. Quero a vossa caridade na oração. Quero a vossa caridade também no pão. ORAI, ORAI, ORAI”.
- Orientações de Jesus para orar pelos enfermos: “Naturalmente, tereis de dizer no coração: Senhor, a Tua vontade se faça, e não a minha! Não podeis saber se a melhora do físico seja de utilidade à alma e, além disso não há vida eterna para o corpo! Por isso não pode a imposição de mãos, proporcionar libertação de enfermidade para todo (…) Jesus, o Senhor, te socorra! Que te fortaleça e cure através da Sua Graça, Amor e Misericórdia.” (GEJ – IX – 43)
- O nosso dia-a-dia deveria ser uma oração contínua, como nos explicou Jesus: “Orai com os pés (distribuir consolo); orai com as mãos (distribuir socorro); orai com os olhos (não vos escandalizeis com a miséria); orai com os ouvidos (a maneira como se ouve a Palavra de Deus) e orai com os lábios (tomando a defesa dos oprimidos)." (GEJ – III – 111)
Revelação: “O anjo com espada de fogo permanece atento ao mundo. Só quando a ordem descer o mundo será limpo pelo fogo do céu. Mas, até lá, muita oração é precisa para salvar os nossos.”
Pr. Egídio
***