Texto base: Mateus 14:22-31
Textos das Escrituras citados durante a mensagem:
- A definição de fé: “Ora a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e uma demonstração (prova) das que não se vêm.” (Hebreus 11:1)
- Estamos em um tempo em que a nossa fé está sendo posta à prova; no meio das dificuldades somos estimulados a exercitar a nossa fé, pois foram-nos transmitidas palavras, tais como: “Não temais” – Aquietai-vos” – “Vós, caminhareis sobre as chamas sem vos queimardes”.
- Para que esta fé seja real temos de vencer dois estágios:
1) Demonstrar a nossa fé nos momentos de paz.
Citamos as palavras de alguém que entusiasmado demonstrou confiança plena no Senhor, quando Ele anunciou uma tempestade: “Senhor, Tu és o nosso melhor abrigo e não necessitamos de outro.”
Eis a resposta de Jesus: “As vossas palavras também devem ser pronunciadas durante a tormenta e o perigo – mas no íntimo, não apenas pela boca – e a Minha protecção vos será útil pela vossa fé e confiança demonstradas; porém, se começardes a fraquejar diante das situações perigosas, ela não vos será de grande benefício.”
2) A confiança absoluta (fé) perante o perigo:
Muitos fugiram perante a tempestade, e eis o que Jesus disse sobre o lugar onde Ele ficou com alguns poucos de valorosos na fé: “Embora nos encontremos desprotegidos, à beira-mar, a ninguém atinge a violência da saraiva e da chuva; o lugar onde estamos permanece inteiramente seco. Os raios caem tanto na nossa frente como à retaguarda, mas apenas nos conseguem molestar os ouvidos por seu forte estrondo.”
ESTA REFLEXÃO É PARA NÓS VENCERMOS O MEDO, PELA FÉ NAS PROMESSAS DO SENHOR.
MAS TEMOS TAMBÉM DE TER FÉ, PARA CLAMAR A DEUS, PARA ELE MUDAR AS CIRCUNSTÂNCIAS.
- Para isso, temos como igreja de buscarmos a Deus seriamente:
“Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. “ (II Crónicas 4:14)
- A humanidade também pode ver esse milagre se tão-somente se voltar para Deus.
Disse Jesus: “Eu não tomo conhecimento da acção de um povo; o mesmo faço com o indivíduo, pois não considero os seus actos até que melhore ou então complete a medida dos seus pecados. Tudo sucederá como efeito de uma causa. Organizei a Terra de modo a apresentar-se o resultado de cada acção individual.” (O Grande Evangelho de João - VIII – 99)
Pr. Egídio
***