Mensagem 92

30 de agosto de 2020

Texto base:  I Reis 6:1,7

Textos das Escrituras citados durante a mensagem:

E sucedeu que no ano de quatrocentos e oitenta, depois de saírem os filhos de Israel do Egipto, no ano quarto do reinado de Salomão sobre Israel, no mês de Zive (este é o mês segundo), começou a edificar a casa do SENHOR (…) E edificava-se a casa com pedras preparadas, como as traziam se edificava; de maneira que nem martelo, nem machado, nem nenhum outro instrumento de ferro se ouviu na casa quando a edificavam.

 

Deus nunca desejou que Lhe edificassem um templo e disso informou o Seu servo Davi: “Assim diz o Senhor: Edificar-me-ias tu casa para minha habitação? Porque em casa nenhuma habitei desde o dia em que fiz subir os filhos de Israel do Egipto até ao dia de hoje, mas andei em tenda e em tabernáculo (…) Quando teus dias forem completos e vieres a dormir com teus pais, então farei levantar depois de ti a tua semente … e estabelecerei o seu reino. Este edificará uma casa ao meu nome e confirmarei o trono do seu reino para sempre.” (II Samuel l 7:5,6,12,13)

 

Jesus Cristo aboliu este lugar de culto, substituindo-o pela verdadeira adoração: “Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai (…) os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.” (João 4:21-24)

 

Hoje, tudo aquilo que representava o Tabernáculo/ou o Templo, existe espiritualmente na Pessoa de Jesus Cristo. Ele é o Emanuel “Deus connosco” e a Sua presença física, foi vista pelos homens do Seu tempo e ao longo dos séculos Ele se tem mostrado em visão a milhares de crentes. Jesus disse da ligação Dele com o Pai: ”E quem me vê a mim, vê aquele que me enviou (…) Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?” (João 12:45; 14:9)

 

A igreja como Corpo místico de Cristo representa o grandioso Templo definitivo, composto por milhões de pequenos templos que somos cada um de nós: “Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?” (I Coríntios 6:19)

 

Espiritualmente, para formar este “templo” o Senhor vai preparar as “pedras vivas” que somos nós, explicando-nos como Ele o faz:

 

Vós, Meus filhos sois zelosos em cumprir à risca o que vos digo. Mas, muitas vezes o vosso rigor é o rigor do pedreiro, que quer tornar as pedras todas iguais e cinzeladas da mesma maneira. Mas Eu vou dizer-vos: O trabalho do Céu é trabalho de Amor e no Amor a pedra é cinzelada com as mãos da doçura; todas as pedras são diferentes e é impossível fazer delas peças exactamente iguais. Todas elas têm de ser limadas de forma a retirar as arestas vivas e prepará-las para encaixarem umas nas outras.

Vós quereis que exista uma regra para tudo; uma regra do homem. Nada disso existe ao nível espiritual, de forma tão rígida.

Neste mundo, vivemos de emoções que definem trajectos e o mais importante é o Amor incondicional. É o Amor que chega a todo o lugar, esteja onde estiver um ser animado pela Minha criação. Esta é a Minha Lei: o Amor. É este laço que une todo o Universo e cria a força.

 

- Se entendemos como funciona o Senhor connosco, deixemo-nos moldar docilmente:

 

Cada criatura tem de se educar e formar por conta própria, independentemente da Omnipotência da vontade Divina para se tornar um filho de Deus. O mais poderoso é o amor a Deus e ao próximo. O amor tem de ser humilde, meigo e paciente, pois sem essas virtudes jamais o amor será puro e verdadeiro. Humildade, meiguice e paciência, são as três janelas franqueadas à Luz celeste que ilumina a Santa habitação de Deus, aquecendo o coração do homem. A máxima renúncia sintetiza esta revelação.

 

Vós também como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo." (I Pedro 2:5)

Pr. Egídio

 

***

Mensagem 92 - 30 de agosto de 2020
00:00 / 00:00

Rua de Damão, 289 e 297

4465-119 SÃO MAMEDE DE INFESTA - PORTUGAL

email: refugiobetania@gmail.com

 

         Ver Mapa

© 2020 por Refúgio da Betânia.