top of page

Mensagem 196

Texto base

Lucas 17:30-37

Mensagem 196Lucas 17:30-37
00:00 / 26:32

- Este texto, hoje tem uma actualidade que não tinha no passado, pois cremos que a segunda volta do Senhor se aproxima e o chamado arrebatamento dos servos de Deus se dará em breve, tal como profetizado: Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cris ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. (I Tessalonicenses 4:16-179)

 

- Reflecção sobre as seis parábolas mencionadas no texto da mensagem:

Primeira parábola:quem estiver no telhado de sua casa, não deve descer para apanhar os seus bens dentro de casa

Revelação: Assim será quando o Filho do Homem novamente for revelado! Quem estiver no telhado, não desça para buscar algum objecto. Quer dizer, quem tiver entendimento verdadeiro, deve continuar no mesmo e não descer para uma noção inferior com medo de algum prejuízo material, pois as vantagens terrenas serão eliminadas.

 

Segunda parábola: Semelhantemente, quem estiver no campo, não deve voltar atrás por coisa alguma.

Revelação: Eis outra comparação: Quem se achar no campo (da liberdade do conhecimento) não volte para trás, (por exemplo, às antigas doutrinas mistificadoras e seus estatutos), mas lembre-se da mulher de Ló e procure evoluir na Verdade!"

 

Terceira parábola: Naquela noite, estarão dois numa cama; um será tirada e a outro deixado.

Revelação: "Na mesma noite espiritual haverá dois no mesmo leito; um será aceite, e o outro deixado; quer dizer, ambos se encontrarão externamente na esfera da mesma convicção de fé; entretanto, um será aceite, em virtude de sua fé activa no Reino de Deus, vivo e luminoso. O outro manterá apenas o culto externo sem valor vital para alma e espírito, e a sua fé estando morta, sem obras do amor ao próximo, ele não será acolhido no Reino de Deus, vivo e cheio de luz."

 

Quarta parábola: Dois estarão moendo trigo juntos; um será tirada e a outra deixado.

Revelação: Digo mais: Em tal época haverá dois homens a trabalharem num moinho. Um será aceite, o outro, abandonado; isto é, o trabalhador justo será aceite, enquanto o injusto e egoísta será deixado de lado. Pois quem procurar manter a sua alma em virtude do mundo, perdê-la-á; quem a perder por causa do mundo, conservará a sobrevivência dela, ajudando-a à Vida Eterna e Verdadeira.

 

Na quinta parábola temos: “Dois estarão no campo; um será tirado e a outro será deixado"

Revelação: ”Haverá igualmente dois lavradores no campo. Um será aceite no verdadeiro Reino de Deus, porque trabalhou na fé viva por amor a Deus e ao próximo, sem egoísmo. Quem trabalhar no mesmo campo, qual fariseu, sem fé verdadeira e por egoísmo puro, certamente será abandonado e não aceite no Reino de Deus!”

 

Finalmente, temos a sexta parábola, um pouco estranha na sua linguagem: “Onde, Senhor? Perguntaram eles. Ele respondeu: Onde estiver o corpo, ali se ajuntarão as águias.”

Revelação: “Ainda assim, adiantarei: Onde houver um cadáver, juntar-se-ão as águias.”

Conjecturam os discípulos: “Ó Senhor e Mestre, acabas de dizer o que não entendemos! Quem é o cadáver e quem são as águias?” Respondo: “Observai o farisaísmo preguiçoso e descrente, e tereis o cadáver. Eu e todos os que crêem em Mim, judeus e pagãos, são as águias que em breve terão comido o cadáver (…) O que ora acontece diante dos nossos olhos com o farisaísmo preguiçoso, sem fé e verdade, tornando-se um enorme cadáver que dentro (…) em épocas futuras, acontecerá coma Minha doutrina e Igreja por Mim criadas. A Igreja se transformará num cadáver pior que o judaísmo, e as águias de Luz e Vida o atacarão, como corpo fétido a querer empestar o mundo inteiro, com o fogo do verdadeiro amor e o poder da sua Luz de Verdade.”

 

Revelação: “Isto pode acontecer ainda antes de se passarem dois mil anos, – o que já ventilei noutra ocasião.”

 

IMG_3780_edited.jpg

Pr. Egídio

bottom of page