top of page

O NOVO NASCIMENTO

Renascimento Espiritual

 (À luz da Nova Revelação Viva)

 João 3:1-8

 

A palavra “renascer” significa nascer de novo, reaparecer ou renovar-se; esta mesma palavra, figurativamente, significa adquirir um novo vigor, um novo impulso ou rejuvenescer. No Evangelho de João, “renascer” é definido como “nascer de novo”.

 

imagem de wix.com

Renascer - (À luxda Nova Revelação Viva)
00:00 / 00:00

Assim, o novo nascimento ou renascimento espiritual é uma mudança no homem que, sem passar pela morte física e com a ajuda do Espírito Santo, lhe permite mudar o seu rumo na vida, tornando-se uma pessoa nova, evoluindo a caminho da perfeição espiritual, estabelecendo um relacionamento com Deus que antes era impossível.

Este desenvolvimento espiritual que começa num “nascer de novo” é determinado por um primeiro passo: encontrar um novo Caminho, o qual foi aberto por Jesus. Mas este Caminho não é breve, é penoso e só terá a sua plenitude junto ao nosso Pai nas Suas eternidades.

Firmados na Doutrina de Cristo, vivendo-a e seguindo os ensinos do Divino Mestre, a verdade do Evangelho começa a reflectir-se em nós, levando-nos a experimentar uma Vida nova, vitoriosa sobre o mundo, sobre todo o tipo de dificuldade e tentações. Assim compreendemos melhor as palavras de Jesus, quando disse de Si mesmo: “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida.

Este trajecto é necessário para encontrarmos o Pai (o Divino Amor), entrando no aconchego da Sua eternidade; razão pela qual Jesus conclui, dizendo: “Ninguém vem ao Pai senão por mim.” (João 14:6)

Todo o nosso trajecto nesta Terra, bem como no Além, só é possível com e em Jesus. Ele é o iniciador deste renascimento espiritual e será Ele que no culminar da nossa carreira terrestre nos há-de receber um dia na Casa do Pai. Diz a Escritura: “Olhando para Jesus, autor (capitão e aperfeiçoador) e consumador da fé”. (Hebreus 12:2)

O Senhor Jesus (Salvador) Cristo (Ungido) não só nos proporcionou ensino, mas também Se deu como exemplo, atingindo Ele mesmo a plenitude do poder de Deus nesta Terra (o renascimento pleno), mostrando-nos o caminho para o alcançarmos.

O escritor aos Hebreus continua dizendo: “o qual pelo gozo que lhe estava proposto suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentando-se à dextra do trono de Deus.” (Hebreus 12:2)

 

O caminho do renascimento espiritual passa pela cruz que, a exemplo de Cristo, cada um de nós deve levar, conforme Ele disse: “Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me.” (Mateus 16:24)

 

Este convite à renúncia de tudo o que é mundano, para atingirmos o renascimento espiritual, é comparado à crucificação de Cristo e à Sua morte. O apóstolo Paulo, inspirado pelo Espírito Santo, descreve-nos esta realidade: “De sorte que fomos sepultados com ele pelo baptismo na morte; para que, como Cristo ressuscitou dos mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.” (Romanos 6:4)

 

Assim, para que surja uma nova vida é necessário que a velha seja aniquilada. Sendo como pessoas os mesmos, pois não morremos fisicamente, como então se dará esta “metamorfose”? Precisamente na renúncia sistemática àquilo que é do mundo e buscando diariamente a ligação espiritual ao Pai. Paulo esclarece-nos esta realidade, dizendo: “Porque estamos nós também a toda a hora em perigo? Eu protesto que cada dia morro” (ICoríntios 15:30-31)

 

Este aniquilamento da carne (“cada dia morro”) impulsiona em cada um de nós uma Nova Vida que renasce da “morte” voluntária, com o objectivo de nos ligarmos a Cristo, sendo na Terra os seus continuadores; pois se seguirmos rigorosamente a Sua doutrina, pondo em prática as Suas orientações, temos forçosamente de experimentar a Vida que Jesus nos prometeu, quando disse: “Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas; porque eu vou para o Pai. E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho.” (João 14:12-13)

Poderá ler mais em ...

bottom of page